03/05/2021 As novas formas de trabalho

No dia 1º de maio é comemorado o Dia Internacional do Trabalho em vários países, em virtude de movimentos grevistas que deram início a várias reformas, tais como a limitação das horas de trabalho para oito e a implantação das licenças remuneradas.

Historicamente, no Brasil, o Dia do Trabalho foi instaurado em 1924 por meio do decreto nº 4.859, de autoria do presidente Artur Bernardes, no qual determinou que seria considerado feriado nacional. Entretanto, somente, no governo de Getúlio Vargas, essa data passou a ter um caráter mais festivo, com desfiles e comemorações, tomando forma com a criação do Ministério do Trabalho e Emprego.

Atualmente, devemos comemorar o dia 1º de maio em sentido de agradecimento, considerando que após o início da pandemia causada pela COVID-19, em meio a incontáveis desafios, as empresas conseguiram adotar outros métodos para realizar as suas atividades e se manterem vivas no mercado.

O método mais utilizado pelas empresas durante a pandemia é o Home office, no qual o empregado realiza suas atividades diárias em qualquer lugar, desde que tenha acesso a um computador e conexão com a internet.

Há de se ressaltar ainda a capacidade dos trabalhadores de se adaptarem a essa nova realidade, desenvolvendo novas técnicas, adequações na rotina e superando seus próprios limites com a adoção da modalidade do teletrabalho, sendo essa modalidade cada vez mais tendência no mercado de trabalho.

Em homenagem ao dia, oportuno utilizar o pensamento de Getúlio Vargas, que continua atual e válido, a saber: “O Trabalho é o maior fator da elevação da dignidade humana. Getúlio Vargas.”



mais informativos