12/05/2021 A sustentabilidade 4.0 no contexto da quarta revolução industrial

No contexto da Quarta Revolução Industrial e da Indústria 4.0, que se traduzem no conceito de uso massivo de tecnologias de informação e comunicação, incluindo troca de dados, Internet das Coisas e Computação em Nuvem, muito se discute sobre a alteração do mercado de trabalho, incorporação de robôs e o aumento da produtividade que ocorre com a performance dessas novas ferramentas tecnológicas que, a cada dia, são aperfeiçoadas para renderem mais em menos tempo.

Logo, a relação existente entre o fenômeno denominado de quarta revolução industrial e a sustentabilidade 4.0 desencadeia uma série de pontos que, combinados, resultam em processos industriais mais limpos e ambientalmente corretos, tornando-os mais eficientes e econômicos devido à redução no uso de recursos.

Por outro lado, o avanço da tecnologia pode gerar um desemprego estrutural, já que, cada vez mais, os equipamentos estão substituindo a mão de obra humana, notadamente a menos intelectualizada.

A sustentabilidade 4.0 pode ser definida como propostas de ações e atuações onde o pensamento se torna mais coerente e harmônico em relação à natureza e, portanto, equilibrado e inovador, considerando para isso aspectos SOCIAIS, ECONÔMICOS e AMBIENTAIS.

A sustentabilidade 4.0 é um elo entre a Indústria 4.0 e a preservação ambiental. Um exemplo disso é a crescente automatização dos processos de produção e o aprimoramento das máquinas, o que garante, desta forma, o melhor aproveitamento dos recursos utilizados, além de custos menores e operações mais dinâmicas, sustentados por tecnologias que visam a redução de custos, otimização da operação e cuidado com o meio ambiente.

Por todo o exposto, é aconselhado que as empresas invistam tanto em equipamentos quanto na capacitação de profissionais e prestadores de serviços em matéria não apenas tecnológica, mas também ambiental, capazes de ajudá-las a se moldar a uma Economia Circular emergente e a promover inovação ambiental com a incorporação de conceitos como: vida sustentável, serviços ecossistêmicos, ecodesign e sustentabilidade 4.0, numa estratégia de perenidade dos seus negócios.



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