A contratação de profissionais especializados nos últimos tempos tem apresentado um crescimento significativo, acompanhando as diversas transformações sociais.
Atentos a esta nova tendência na forma de contratação, apresentamos algumas características dos contratos de prestação de serviços a fim de auxiliá-los no momento da elaboração de tais contratos e garantir maior segurança para o seu negócio.
Antes de tudo, é importante ter em mente que o contrato de prestação de serviços é um tipo de contrato disciplinado pelo Código Civil em seu Capítulo VII, arts. 593 a 609 e pela Lei 13.429/2017, que em sua redação considera a prestação de serviços modalidade aplicável a qualquer tipo de atividade lícita, podendo ela ser executada de forma manual ou intelectual.
Extraímos da norma que esta modalidade contratual deve possuir requisitos básicos e obrigatórios, em rápida explicação, esclarecemos os pontos a seguir:
Portanto, feitos os apontamentos, ressaltamos que, além dos itens apresentados, existem outras questões que também devem ser inseridas no documento para garantir maior segurança, como as obrigações e direitos de cada uma das partes, além das consequências em caso de extinção contratual, razão pela qual recomenda-se o auxílio de profissionais qualificados na hora da elaboração de um contrato de prestação de serviços.