Compliance vem do verbo “to comply” e significa “estar em conformidade”, estar de acordo com as leis, normas e regulamentos.
O termo se expandiu depois da publicação da Lei Anticorrupção nº 12.846/13.
A implementação do compliance deverá ser realizada através do cumprimento dos pilares que compõem o programa:
Alinhamento do caminho a ser trilhado e os objetivos do programa perante a empresa.
Alinhamento das metas, mapeamento dos riscos internos e externos aos quais a empresa está exposta, considerando a legislação e as normas internas da empresa.
Mapear todos os processos, procedimentos e fluxos de todas as áreas da empresa, identificando as oportunidades de melhoria e corrigir quaisquer falhas existentes.
Tem o intuito de disseminar a cultura, a ética nos negócios e nas atividades desenvolvidas pelos colaboradores, estabelecer novas condutas, bem como destacar as já existentes, além de transmitir conceitos e princípios que afetam a performance de cada colaborador.
Guia para cumprimento do programa de Compliance Trabalhista, legislação inerente ao modelo de negócio da empresa e traz os princípios e valores adotados pela organização.
Trata-se de um canal aberto para recebimento de críticas, sugestões ou denúncias de qualquer natureza, assegurar ao denunciante a opção de manter o anonimato de forma a evitar possíveis retaliações pelos denunciados, garantir imparcialidade na apuração e retorno acerca das providências adotadas.
Tem o intuito de examinar preliminarmente a vida profissional e integridade de candidatos a colaboradores, bem como de terceiros, parceiros de negócios, entre outros. Sendo de suma importância esta averiguação da reputação para evitar responsabilização subsidiária por ilegalidades deles.
Trata-se da manutenção do programa de compliance, avaliando a efetividade do programa e confirmando se foram alcançados os resultados satisfatórios com a aplicação correta dos pilares.
I - Fase: Gestão de Riscos
II - Fase: Prevenir - Má Conduta
III - Fase: Responder e remediar
IV - Fase: Fortalecer - Programa Compliance
O programa de COMPLIANCE é uma via de mão múltipla, pois tende a beneficiar a empresa, em diversos sentidos: econômico, mercadológico, social e trabalhista, ao mesmo tempo que produz relações de emprego e de trabalho mais saudáveis e pautadas no cumprimento e respeito de regras basilares, gerando colaboradores mais motivados e comprometidos com o trabalho e com a imagem da empresa interna e externamente.